quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RODELAS. São João do Poeta João Fonseca

Rodelas, pelo Governo local e a comunidade, brindou o escritor João Justiniano da Fonseca com uma manifestação de estima das maiores que pode uma comunidade oferecer a um filho amado e ao mesmo tempo seu benfeitor.

Por indicação do prefeito Emanuel Rodrigues Ferreira e aprovação unânime da Câmara de Vereadores denominou Centro de Educação Municipal João Justiniano da Fonseca, depois de recupera-lo e construir uma biblioteca escolar, o antigo estabelecimento de ensino que deixara com o nome de Governador Luiz Viana e fora mudado para Luiz Eduardo Magalhães por um outro prefeito. Repõe-se a dignidade de um povo enquanto se destaca como patrono da escola um nome que tem história e serviços prestados à comunidade. Foi prefeito entre 1967 e 1971. Além deste estabelecimento construiu uma biblioteca pública voltada para a área infante juvenil,que gestões posteriores fecharam; quatro escolas no interior e casa sanitárias em residências humildes que não dispunham desse benefício; esgoto; o ajardinamento e a primeira pavimentação de rua em sua terra. Construiu estradas de rodagem na beira rio em toda a extensão do município e conseguiu que o então governador Luiz Viana Filho implantasse uma rede de eletrificação rural em toda a extensão agricultável da beira rio no município e uma moderna rede de distribuição na cidade. Há de observar-se  que o prefeito Emanuel Rodrigues era criança ao tempo e mantém viva a lembrança da bem arrumada e zelada biblioteca, possivelmente foi seu frequentador.
Passaram-se 41 anos que o poeta J.J da Fonseca deixou a chefia de administração de Rodelas. Mas seu nome teve força para sustentar-se todo esse tempo. E hoje ele volta a sua terra natal para abraçar a sua gente, e ser homenageado em uma belíssima festa. O São João deste ano foi carinhosamente denominado São João do poeta João Fonseca. Em anexo vejam as fotos da festa com muitas homenagens, entre elas suas poesias espalhadas em painéis, danças, e muita alegria.

- Parabéns ao poeta e a sua gente que soube homenageá-lo com tanto carinho.
Adna de Souza
adnajak@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. cá do fim do mundo, donde num segundo,
    transporto-me ao porto do coração de João,para beijar-lhe a alma tão alva e abraçar-lhe em sua
    serenidade, e rogar ao Criador que conceda saúde
    e vigor, pois, bandade tem de sobra e é sem luxo e vaidade, tem candura e brandura, para viver em sociedade.
    Saiba João Justiniano que o passar de ano e mais ano, tens granjeado fortalezas em amizade
    fruto de tua grandeza, receba também nossos carinhos, aí no seu antigo ninho, onde reconheceram tuas façanhas, sei não tens manhas, mas sim, pruridos de amor humanitário, colhes hoje os frutos das sementes lançadas em tempos brutos.
    vai nosso xucro e robusto abraço.
    Renato Schorr
    Missões Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo.
    Deus o iluminou com a dádiva de brincar com as palavras e exalar carinho a cada livro, a cada poema, a cada soneto.

    Receba meu abraço afetuoso.
    Maria Inez
    Santa Rosa

    ResponderExcluir

ARTESÃO DA PALAVRA, CONSTRUTOR DO PENSAMENTO. VIVENDO DA COSTURA DO TEMPO. SEJA BEM VINDO!